quarta-feira, 6 de junho de 2007

COMO IDENTIFICAR AS HABILIDADES DA COMPREENSÃO LEITORA





Prof. Ms Vicente Martins
Universidade Estadual Vale do Acaraú
(UVA, Sobral, Ceará)
E-mail:
vicente.martins@uol.com.br



No Brasil, as provas realizadas pelo MEC (Prova Brasil, ENEM, SAEB) seguem a orientação internacional: avaliar a compreensão leitora. A leitura seguindo os estudiosos é uma estratégia fundamental para o desenvolvimento da capacidade de aprender (aprender a aprender) e para o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem (aprender a conhecer) Isso quer dizer o seguinte: vencida a fase da decodificação, que corresponde à alfabetização em leitura, deve-se cobrar a partir das séries terminais do ensino fundamental e do ensino médio a compreensão leitora. Após lido o texto, o que o leitor entendeu do texto? A compreensão é, pois dirigida, pelo próprio leitor.


Um bom exemplo desta orientação didático-peadagógica está na Prova Brasil, levada a efeito pelo MEC. A prova foi idealizada para produzir informações sobre o ensino oferecido por município e escola, individualmente, com o objetivo de auxiliar os governantes nas decisões e no direcionamento de recursos técnicos e financeiros, assim como a comunidade escolar no estabelecimento de metas e implantação de ações pedagógicas e administrativas, visando à melhoria da qualidade do ensino.Foram aplicadas provas de Língua Portuguesa (com foco em leitura),com questões elaboradas a partir do que está previsto para as séries avaliadas nos currículos de todas as unidades da Federação e, ainda, nas recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais.

Além das provas, os alunos responderam a um questionário que coletou informações sobre seu contexto social, econômico e cultural. MATRIZ DE LÍNGUA PORTUGUESA FOCALIZA O PROCESSO LEITOR


A partir da Matriz de Língua Portuguesa, foram avaliadas habilidades contidas no quadro a seguir:


Procedimentos de Leitura

– Emprego de estratégias para localizar informações explícitas e inferir informações implícitas em um texto.

Implicações do Suporte, do Gênero ou do Enunciador na Compreensão do Texto

– Interpretação de gêneros textuais variados – veiculados em diferentes suportes, como jornais, revistas, livros didáticos ou literários – e identificação da finalidade de um texto em função de suas características, como o conteúdo, a utilização ou não de recursos gráficos e o estilo de linguagem.

Relação entre Textos

- Identificação, comparação e análise de idéias ou abordagens sobre um mesmo fato ou tema expresso em textos de gêneros variados, produzidos e veiculados em distintos contextos históricos, sociais e culturais.

Coerência e Coesão no Processamento do Texto

- Identificação de elementos que colaboram para a construção da seqüência lógica entre as idéias e permitem estabelecer relações entre as partes de um texto. Relações entre Recursos Expressivos e Efeitos de Sentido - Construção e antecipação de significados a partir de recursos expressivos, como ortografia, pontuação, ironia, humor e outras notações, que possibilitam uma leitura para além dos elementos evidentes na superfície do texto. Variação Lingüística - Reconhecimento das marcas lingüísticas que permitem identificar o locutor e o interlocutor no texto, compreender os enunciados e avaliar sua adequação às diferentes situações de interação HABILIDADES LEITORAS REQUERIDAS PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

(Descrição dos Níveis da Escala )

Nível: 125

A partir de textos curtos, como contos infantis, histórias em quadrinhos e convites, os alunos da 4ª e da 8ª séries são hábeis em compreensão leitora quando:

( ) localizam informações explícitas que completam literalmente o enunciado da questão; ( ) inferem informações implícitas; ( ) reconhecem elementos como o personagem principal; ( ) interpretam o texto com auxílio de elementos não-verbais; ( ) identificam a finalidade do texto; ( ) estabelecem relação de causa e conseqüência, em textos verbais e não-verbais; e ( ) conhecem expressões próprias da linguagem coloquial.

Nível: 150


Além das habilidades anteriormente citadas, neste nível, os alunos da 4ª e da 8ª séries são hábeis em compreensão leitora:

( ) localizam informações explícitas em textos narrativos mais longos, em textos poéticos, informativos e em anúncio de classificados; ( ) localizam informações explícitas em situações mais complexas, por exemplo, requerendo a seleção e a comparação de dados do texto; ( ) inferem o sentido de palavra em texto poético (cantiga popular); ( ) inferem informações, identificando o comportamento e os traços de personalidade de uma determinada personagem a partir de texto do gênero conto de média extensão, de texto não-verbal ou expositivo curto; ( ) identificam o tema de um texto expositivo longo e de um texto informativo simples; ( ) identificam o conflito gerador de um conto de média extensão; ( ) identificam marcas lingüísticas que evidenciam os elementos que compõem uma narrativa (conto de longa extensão); e ( ) interpretam textos com material gráfico diverso e com auxílio de elementos não-verbais em histórias em quadrinhos, tirinhas e poemas, identificando características e ações dos personagens . Nível: 175


Este nível é constituído por narrativas mais complexas e incorporam novas tipologias textuais (ex.: matérias de jornal, textos enciclopédicos, poemas longos e prosa poética). Nele, os alunos da 4ª e da 8ª séries são hábeis em compreensão leitora quando:

( ) localizam informações explícitas, a partir da reprodução das idéias de um trecho do texto; ( ) inferem o sentido de uma expressão, mesmo na ausência do discurso direto; ( ) inferem informações que tratam, por exemplo, de sentimentos, impressões e características pessoais das personagens, em textos verbais e não-verbais; ( ) interpretam histórias em quadrinhos de maior complexidade temática, reconhecendo a ordem em que os fatos são narrados; ( ) identificam a finalidade de um texto jornalístico; ( ) localizam informações explícitas, identificando as diferenças entre textos da mesma tipologia (convite); ( ) reconhecem elementos que compõem uma narrativa com temática e vocabulário complexos (a solução do conflito e o narrador); ( ) identificam o efeito de sentido produzido pelo uso da pontuação; ( ) distinguem efeitos de humor e o significado de uma palavra pouco usual; ( ) identificam o emprego adequado de homonímias; ( ) identificam as marcas lingüísticas que diferenciam o estilo de linguagem em textos de gêneros distintos; e ( ) reconhecem as relações semânticas expressas por advérbios ou locuções adverbiais e por verbos.

Nível: 200


A partir de anedotas, fábulas e textos com linguagem gráfica pouco usual, narrativos complexos, poéticos, informativos longos ou com informação científica, os alunos da 4ª e da 8ª séries são hábeis em compreensão leitora quando:

( ) selecionam entre informações explícitas e implícitas as correspondentes a um personagem; ( ) inferem o sentido de uma expressão metafórica e o efeito de sentido de uma onomatopéia; ( ) inferem a intenção implícita na fala de personagens, identificando o desfecho do conflito, a organização temporal da narrativa e o tema de um poema; ( ) distinguem o fato da opinião relativa a ele e identificam a finalidade de um texto informativo longo; ( ) estabelecem relações entre partes de um texto pela identificação de substituições pronominais ou lexicais; ( ) reconhecem diferenças no tratamento dado ao mesmo tema em textos distintos; ( ) estabelecem relação de causa e conseqüência explícita entre partes e elementos em textos verbais e não-verbais de diferentes gêneros; ( ) identificam os efeitos de sentido e humor decorrentes do uso dos sentidos literal e conotativo das palavras e de notações gráficas; e ( ) identificam a finalidade de um texto informativo longo e de estrutura complexa, característico de publicações didáticas . Nível: 225

Os alunos da 4ª e da 8ª séries são hábeis em compreensão leitora, quando:

( ) distinguem o sentido metafórico do literal de uma expressão; ( ) localizam a informação principal; ( )localizam informação em texto instrucional de vocabulário complexo; ( )identificam a finalidade de um texto instrucional, com linguagem pouco usual e com a presença de imagens associadas à escrita; ( )inferem o sentido de uma expressão em textos longos com estruturas temática e lexical ( complexas (carta e história em quadrinhos); ( )estabelecem relação entre as partes de um texto, pelo uso do "porque" como conjunção causal; e ( ) identificam a relação lógico-discursiva marcada por locução adverbial ou conjunção comparativa.

Os alunos da 8ª série, neste nível, são hábeis em compreensão leitora quando capazes ainda de:

( ) localizar informações em textos narrativos com traços descritivos que expressam sentimentos subjetivos e opinião; ( ) identificar o tema de textos narrativos, argumentativos e poéticos de conteúdo complexo; e ( ) identificar a tese e os argumentos que a defendem em textos argumentativos.

Nível: 250 Utilizando como base a variedade textual já descrita, neste nível, os alunos da 4ª e da 8ª séries são considerados hábeis em compreensão leitora quando:

( ) localizam informações em paráfrases, a partir de texto expositivo extenso e com elevada complexidade vocabular; ( ) identificam a intenção do autor em uma história em quadrinhos; ( ) depreendem relações de causa e conseqüência implícitas no texto; ( ) identificam a finalidade de uma fábula, demonstrando apurada capacidade de síntese; ( ) identificam a finalidade de textos humorísticos (anedotas), distinguindo efeitos de humor mais sutis; ( ) estabelecem relação de sinonímia entre uma expressão vocabular e uma palavra; e ( ) identificam relação lógico-discursiva marcada por locução adverbial de lugar, conjunção temporal ou advérbio de negação, em contos. Os alunos da 8ª série conseguem ainda: ( )inferir informação a partir de um julgamento em textos narrativos longos; ( )identificar as diferentes intenções em textos de uma mesma tipologia e que tratam do mesmo tema; ( )identificar a tese de textos argumentativos, com linguagem informal e inserção de trechos narrativos; ( )identificar a relação entre um pronome oblíquo ou demonstrativo e uma idéia; e ( )reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso de recursos morfossintáticos.

Nível: 275


Na 4ª e na 8ª séries, os alunos são considerados hábeis em compreensão leitora quando:

( ) identificam relação lógico-discursiva marcada por locução adverbial de lugar, advérbio de tempo ou termos comparativos em textos narrativos longos, com temática e vocabulário complexos; ( ) diferenciam a parte principal das secundárias em texto informativo que recorre à exemplificação; e

Os alunos da 8ª série são capazes de compreender eficientemente quando são capazes de:

( ) inferir informações implícitas em textos poéticos subjetivos, textos argumentativos com intenção irônica, fragmento de narrativa literária clássica, versão modernizada de fábula e histórias em quadrinhos; ( ) interpretar textos com linguagem verbal e não-verbal, inferindo informações marcadas por metáforas; ( ) reconhecer diferentes opiniões sobre um fato, em um mesmo texto; ( ) identificar a tese com base na compreensão global de artigo jornalístico cujo título, em forma de pergunta, aponta para a tese; ( ) identificar opiniões expressas por adjetivos em textos informativos e opinião de personagem em crônica narrativa de memórias; ( ) identificar diferentes estratégias que contribuem para a continuidade do texto (ex.: anáforas ou pronomes relativos, demonstrativos ou oblíquos distanciados de seus referentes); ( ) reconhecer a paráfrase de uma relação lógico-discursiva; ( ) reconhecer o efeito de sentido da utilização de um campo semântico composto por adjetivos em gradação, com função argumentativa; e ( ) reconhecer o efeito de sentido do uso de recursos ortográficos (ex.: sufixo diminutivo).


Nível: 300


Os alunos da 4ª e da 8ª séries são hábeis em compreensão leitora quando:


( ) identificam marcas lingüísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor do texto, caracterizadas por expressões idiomáticas.


Os alunos da 8ª série, particularmente são capazes de :


( ) reconhecem o efeito de sentido causado pelo uso de recursos gráficos em textos poéticos de organização sintática complexa; ( )identificam efeitos de sentido decorrentes do uso de aspas; ( )identificam, em textos com narrativa fantástica, o ponto de vista do autor; ( )reconhecem as intenções do uso de gírias e expressões coloquiais; ( )reconhecem relações entre partes de um texto pela substituição de termos e expressões por palavras pouco comuns; ( )identificam a tese de textos informativos e argumentativos que defendem o senso comum com função metalingüística; ( )identificam, em reportagem, argumento que justifica a tese contrária ao senso comum; ( )reconhecem relações de causa e conseqüência em textos com termos e padrões sintáticos pouco usuais; ( )identificam efeito de humor provocado por ambigüidade de sentido de palavra ou expressão em textos com linguagem verbal e não-verbal e em narrativas humorísticas; e ( )identificam os recursos morfossintáticos que agregam musicalidade a um texto poético. Nível: 325 Além de todas as habilidades descritas nos níveis anteriores, os alunos da 8ª série, neste nível: ( ) identificam informações explícitas em texto dissertativo argumentativo, com alta complexidade lingüística; ( ) inferem o sentido de uma palavra ou expressão em texto jornalístico de divulgação científica, em texto literário e em texto publicitário; ( ) inferem o sentido de uma expressão em texto informativo com estrutura sintática no subjuntivo e vocábulo não-usual; ( ) identificam a opinião de um entre vários personagens, expressa por meio de adjetivos, em textos narrativos; ( ) identificam opiniões em textos que misturam descrições, análises e opiniões; ( ) interpretam tabela a partir da comparação entre informações; ( ) reconhecem, por inferência, a relação de causa e conseqüência entre as partes de um texto; ( ) reconhecem a relação lógico-discursiva estabelecida por conjunções e preposições argumentativas; ( ) identificam a tese de textos argumentativos com temática muito próxima da realidade dos alunos, o que exige um distanciamento entre a posição do autor e a do leitor; ( ) identificam marcas de coloquialidade em textos literários que usam a variação lingüística como recurso estilístico; e ( ) reconhecem o efeito de sentido decorrente do uso de gíria, de linguagem figurada e outras expressões em textos argumentativos e de linguagem culta.


Nível 350


( ) Neste níveis, os alunos atingem um nível de proficiência além do esperado. Particularmente, é uma criança especial, um superdotado, na maioria dos casos, uma vez que possui competências além do seu nível de ensino.



Fonte: O texto acima foi ligeiramente adaptado pelo professor Vicente Martins do site http://www.inep.gov.br/basica/saeb/prova_brasil/ para divulgação neste blog. Acessado em 6 de junho de 2007.

70 comentários:

reinaldo disse...

Professor,gostaria que me enviase por email a diferença entre textos argumentativos e textos informativos.
Suchaves18@yahoo.com.br

reinaldo disse...

Estou terminando o curso Norma Superior e também gostaria de algumas dicas de leitura,pois preciso enriquecer meu vocabulário.Obrigado.
Suchaves18@yahoo.com.br

Elifas disse...

Eu preciso da sua ajuda, linguagem verbal e não-verbal.

mande uma mensagem: elifasoliveira@ig.com.br

Grato!

Neusa Maria disse...

Professor gostaria de receber ou que o senhor me indicasse tipos de textos que mostre como reconhecer diferentes opiniões sobre um mesmo tema ou fato. com meus alunos de
7º ano do Ensino Fundamental mande uma mensagem: neusa_sonhadora@yahoo.com.br

Paula disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paula disse...

boa noite professor,estou precisando de um material bom p estudar p um concurso:
Compreensão de textos informativos e argumentativos e de textos de ordem prática
(ordens de serviço, instruções, cartas e ofícios). Domínio da norma padrão do
português contemporâneo, sob os seguintes aspectos: coesão textual, estruturação
da frase, e períodos complexos, uso de vocabulário apropriado, pontuação,
concordância verbal e nominal, emprego de pronomes, grafia e acentuação.
FONÉTICA: Fonema, letra, vogais, encontros vocálicos-ditongos, tritongo, hiato,
consoantes, encontros consonantais, dígrafos, tonicidade, acento tônico, acento
gráfico, palavras oxítonas, paroxítonas, proparoxítonas, rizotônicas, arrizotônicas,
ortoépia, prosódia. MORFOLOGIA: formação das palavras, estrutura das palavras;
Flexão das palavras. Substantivo, classificação dos substantivos, formação dos
substantivos, flexão dos substantivos. Artigo: classificação e flexão. Adjetivo:
Formação, flexão, locução adjetiva, adjetivos pátrios. Numeral: classificação e
flexão. Pronome: classificação, flexão, locução pronominal. Verbo: Classificação,
conjugações, formação, flexão, locução verbal. Advérbio: classificação, flexão,
locução adverbial. Preposição: classificação, combinação, contratação, locução
prepositiva. Conjunção: classificação, locução conjuntiva; Interjeição: classificação,
locução interjetiva. Conectivos: conectivos coordenativos, conectivos subordinativos
SINTAXE: Concordância nominal, concordância verbal. Regência: Regência
nominal, regência verbal. Colocação: Sintaxe de colocação, colocação das palavras
na oração, colocação dos pronomes átonos. Análise Sintática da Oração: oração,
período, termos essenciais da oração: sujeito, predicado; termos integrantes da
oração: complemento verbal, complemento nominal, agente da passiva; termos
acessórios da oração: adjunto adnominal, adjunto adverbial, aposto, vocativo.
Análise Sintática do Período: Período composto, por coordenação, período
composto por subordinação, período composto por coordenação e subordinação;
orações. coordenadas, orações subordinadas. Uso de porque, porquê, por que, por
quê. Funções da palavra se: pronome reflexivo, sinal de indeterminação do sujeito,
conjunção, partícula de espontaneidade, pronome apassivador. Funções da palavra
que: pronome, conjunção, preposição, interjeição, advérbio, substantivo, partícula
expletiva. Infinitivo: infinitivo flexionado, infinitivo não-flexionado. Crase. Estilística:
Figuras de linguagem: Figuras de palavras, figuras de construção, figuras de
pensamentos. Vícios de linguagem. Qualidades da boa linguagem. Semântica:
Significação das palavras: sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos,
polissemia, sentido próprio, sentido figurado, denotação, conotação
Será q o senhor poderia me ajudar enviando algum desses materiais, ou me indicando uma bibliografia q pudesse me ajudar??? Obrigada

Marcelo disse...

Bom dia professor. Estava pesquisando alguma coisa sobre leitura e fui direto no seu blog. Obtive informações importantíssimas, servirão muito para os meus trabalhos futuros.
Marcelo Martins (5° período de Letras/UVA - Sobral - CE)

ROSANE disse...

BOM DIA PROFESSOR!Estou precisando de um matérial bom p estudar p um concurso:
Compreensão de textos informativos e argumentativos e de textos de ordem prática
(ordens de serviço, instruções, cartas e ofícios). Domínio da norma padrão do
português contemporâneo, sob os seguintes aspectos: coesão textual, estruturação
da frase, e períodos complexos, uso de vocabulário apropriado, pontuação,
concordância verbal e nominal, emprego de pronomes, grafia e acentuação.
Se o senhor puder me ajudar.
obrigado!!

TAIANA CRISTINA disse...

Boa noiten professor!
Estou precisando de um material bom para estudar para um concurso:
compreenção de textos informativos e argumentativos e de textos de ordem prática,(ordens de serviço, instruções, cartas e ofícios).
Domínio da forma padrão de português contemporâneo, sob os seguintes aspectos: coesão textual, estruturação de frasee períodos complexos, uso de vocabulário apropriado, pontuação, concordância verbal e nominal, emprego de prenomes, grafia e acentuação.
Ficaria muito grata se pudesse me ajudar pois esse concurso é muito importânte para mim.

Francieli disse...

letras e minha Monografia é uma pesquisa de como os professores ensinam a narrativa e como os alunos escrevem gostaria q me mandasse algo q me sera util e se tiver algum livro pra me indicar francieli_sueli@hotmail.com

Rumo ao objetivo disse...

Professor, Preciso de material para um Processo seletivo os temas são:
Compreensão de textos informativos e argumentativos.
Domínio da norma padrão do
português contemporâneo, sob os seguintes aspectos:
coesão textual, estruturação
da frase, e períodos complexos, uso de vocabulário apropriado, pontuação,
concordância verbal e nominal, emprego de pronomes, grafia e acentuação.
emprego e funções de pronomes e conjunções.
Fico no aguardo e agradeço desde já,
Por favor priorize a minha necessidade preciso muito me sair bem neste concurso,gentileza enviar material para o e-mail sou mais euanapaula@hotmail.com.
Ana Paula

Rumo ao objetivo disse...

Professor, Preciso de material para um Processo seletivo os temas são:
Compreensão de textos informativos e argumentativos.
Domínio da norma padrão do
português contemporâneo, sob os seguintes aspectos:
coesão textual, estruturação
da frase, e períodos complexos, uso de vocabulário apropriado, pontuação,
concordância verbal e nominal, emprego de pronomes, grafia e acentuação.
emprego e funções de pronomes e conjunções.
Fico no aguardo e agradeço desde já,
Por favor priorize a minha necessidade preciso muito me sair bem neste concurso.favor enviar resposta no e-mail soumaiseuanapaula@hotmail.com o mai sbreve possivel
Ana Paula

Arecyk disse...

Boa tarde professor, vou fazer um concurso e preciso de um material bom e atualizado, se puder me enviar, ficarei agradecida.(email para envio do material(ccicera32@hotmail.com)
Segue as matérias do concurso:
Compreensão de textos informativos e argumentativos e de textos de ordem prática (ordens de serviço, instruções, cartas e ofícios). Domínio da norma padrão do português contemporâneo, sob os seguintes aspectos: coesão textual, estruturação de frase e período complexos, pontuação, concordância verbal e nominal, uso de vocabulário apropriado, grafia e acentuação, emprego de pronomes.

Nara disse...

BOM DIA PROFESSOR!Estou precisando de um matérial bom p estudar p um concurso:
Compreensão de textos informativos e argumentativos e de textos de ordem prática
(ordens de serviço, instruções, cartas e ofícios). Domínio da norma padrão do
português contemporâneo, sob os seguintes aspectos: coesão textual, estruturação
da frase, e períodos complexos, uso de vocabulário apropriado, pontuação,
concordância verbal e nominal, emprego de pronomes, grafia e acentuação.
Se o senhor puder me ajudar.
obrigado!!

Lilian disse...

Olá professor!
Sou mai um que fará um concurso e pecisa da sua ajuda. Na verdade, gostaria de um material/bibliografia que trouxesse informações de como escrever textos dos gêneros textuais (oficio, requerimento, relatório, correspondências comerciais, etc.)
Será que o senhor podeme indicar algo?
Desde já agradeço,
Lilian

Alba Lúcia Oliveira silva macedo disse...

Sou professora de lingua portuguesa e preciso textos de linguagem verbal e não-verbal dînâmicos o que vc me sugere?

ln disse...

professor,gostaria que me enviasse por email algumas dicas de tema/topico central;ideias primarias e secundarias;infomaçoes explicitas e implicitas.Desde já agradeço.

VIVIANE disse...

Ola professor, parabens pelo seu Blog e comentários, por favor, gostaria que o senhor me enviasse, se for possível, um material sobre esses assuntos para um concurso que realizarei:
Compreensão e interpretação de textos, com elevado grau de complexidade, incluindo textos de divulgação científica. Reconhecimento da finalidade de textos de diferentes gêneros. Localização de informações explícitas no texto. Inferência de sentido de palavras e/ou expressões. Inferência de informações implícitas no texto e das relações de causa e conseqüência entre as partes de um texto.
Distinção de fato e opinião sobre esse fato. Interpretação de linguagem não-verbal (tabelas, fotos, quadrinhos etc.). Reconhecimento das relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, preposições argumentativas, locuções etc. Reconhecimento das relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para sua continuidade.
Identificação de efeitos de ironia ou humor em textos variados. Reconhecimento de efeitos de sentido decorrentes do uso de pontuação, da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos, de campos semânticos, e de outras notações. Identificação de diferentes estratégias que contribuem para a continuidade do texto (anáforas, pronomes relativos, demonstrativos etc.). Compreensão de estruturas temática e lexical complexas. Ambiguidade e paráfrase. Relação de sinonímia entre uma expressão vocabular complexa e uma palavra.

angela disse...

Olá professor, vou prestar concurso e estou precisando estudar recursos expressivos: ironia e ambiguidade. Coerência e coesão textual. Valor semântico e emprego dos conectivos. Vocabulário: uso próprio e figurado da linguagem. Classes e Regência nominal e verbal gramaticais. Agradeço.
angel.montesino@bol.com.br

washigton disse...

Ola Professor estou estudando para um concurso mas nao sei muito sobre essas materias.
se poder me ajudar agradeço

LINGUA PORTUGUESA (10 questões)
Compreensão e interpretação de textos, com elevado grau de complexidade, incluindo
textos de divulgação científica. Reconhecimento da finalidade de textos de diferentes
gêneros. Localização de informações explícitas no texto. Inferência de sentido de palavras
e/ou expressões. Inferência de informações implícitas no texto e das relações de causa e
consequência entre as partes de um texto. Distinção de fato e opinião sobre esse fato.
Interpretação de linguagem não-verbal (tabelas, fotos, quadrinhos etc.). Reconhecimento
das relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios,
preposições argumentativas, locuções etc. Reconhecimento das relações entre partes de
um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para sua continuidade.
Identificação de efeitos de ironia ou humor em textos variados. Reconhecimento de efeitos
de sentido decorrentes do uso de pontuação, da exploração de recursos ortográficos e/ou
morfossintáticos, de campos semânticos, e de outras notações. Identificação de diferentes
estratégias que contribuem para a continuidade do texto (anáforas, pronomes relativos,
demonstrativos etc.). Compreensão de estruturas temática e lexical complexas.
Ambiguidade e paráfrase. Relação de sinonímia entre uma expressão vocabular complexa e
uma palavra.

washigton disse...

Ola Professor estou estudando para um concurso mas nao sei muito sobre essas materias.
se poder me ajudar agradeço

LINGUA PORTUGUESA (10 questões)
Compreensão e interpretação de textos, com elevado grau de complexidade, incluindo
textos de divulgação científica. Reconhecimento da finalidade de textos de diferentes
gêneros. Localização de informações explícitas no texto. Inferência de sentido de palavras
e/ou expressões. Inferência de informações implícitas no texto e das relações de causa e
consequência entre as partes de um texto. Distinção de fato e opinião sobre esse fato.
Interpretação de linguagem não-verbal (tabelas, fotos, quadrinhos etc.). Reconhecimento
das relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios,
preposições argumentativas, locuções etc. Reconhecimento das relações entre partes de
um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para sua continuidade.
Identificação de efeitos de ironia ou humor em textos variados. Reconhecimento de efeitos
de sentido decorrentes do uso de pontuação, da exploração de recursos ortográficos e/ou
morfossintáticos, de campos semânticos, e de outras notações. Identificação de diferentes
estratégias que contribuem para a continuidade do texto (anáforas, pronomes relativos,
demonstrativos etc.). Compreensão de estruturas temática e lexical complexas.
Ambiguidade e paráfrase. Relação de sinonímia entre uma expressão vocabular complexa e
uma palavra.

washigton disse...

Ola Professor estou estudando para um concurso mas nao sei muito sobre essas materias.
se poder me ajudar agradeço

LINGUA PORTUGUESA (10 questões)
Compreensão e interpretação de textos, com elevado grau de complexidade, incluindo
textos de divulgação científica. Reconhecimento da finalidade de textos de diferentes
gêneros. Localização de informações explícitas no texto. Inferência de sentido de palavras
e/ou expressões. Inferência de informações implícitas no texto e das relações de causa e
consequência entre as partes de um texto. Distinção de fato e opinião sobre esse fato.
Interpretação de linguagem não-verbal (tabelas, fotos, quadrinhos etc.). Reconhecimento
das relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios,
preposições argumentativas, locuções etc. Reconhecimento das relações entre partes de
um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para sua continuidade.
Identificação de efeitos de ironia ou humor em textos variados. Reconhecimento de efeitos
de sentido decorrentes do uso de pontuação, da exploração de recursos ortográficos e/ou
morfossintáticos, de campos semânticos, e de outras notações. Identificação de diferentes
estratégias que contribuem para a continuidade do texto (anáforas, pronomes relativos,
demonstrativos etc.). Compreensão de estruturas temática e lexical complexas.
Ambiguidade e paráfrase. Relação de sinonímia entre uma expressão vocabular complexa e
uma palavra.

Guinho disse...

Profº gostaria que me ajudasse, pois algumas coisas não consigo encontrar...se possível!!

Compreensão e interpretação de textos, com elevado grau de complexidade, incluindo
textos de divulgação científica. Reconhecimento da finalidade de textos de diferentes
gêneros. Localização de informações explícitas no texto. Inferência de sentido de palavras
e/ou expressões. Inferência de informações implícitas no texto e das relações de causa e
consequência entre as partes de um texto. Distinção de fato e opinião sobre esse fato.
Interpretação de linguagem não-verbal (tabelas, fotos, quadrinhos etc.). Reconhecimento
das relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios,
preposições argumentativas, locuções etc. Reconhecimento das relações entre partes de
um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para sua continuidade.
Identificação de efeitos de ironia ou humor em textos variados. Reconhecimento de efeitos
de sentido decorrentes do uso de pontuação, da exploração de recursos ortográficos e/ou
morfossintáticos, de campos semânticos, e de outras notações. Identificação de diferentes
estratégias que contribuem para a continuidade do texto (anáforas, pronomes relativos,
demonstrativos etc.). Compreensão de estruturas temática e lexical complexas.
Ambiguidade e paráfrase. Relação de sinonímia entre uma expressão vocabular complexa e
uma palavra.

weliton disse...

ola professor td bem??
Se possivel, gostaria q me mandasse o que é morfossintático, campos semanticos, anáforas, ambiguidade e parafase.
Desde de ja agradeço
weliton_gda@hotmail.com

Silvia disse...

oi
vou prestar um concurso e preciso de ajuda,gostaria muito q entrasse em contato comigo...meu e-mail é :silvinha.jac@hotmail.com
desde ja agradeço!

Daiane disse...

Boa noite,estou precisando de um material para estudar p um concurso que vai acontecer no fim do mês:
Compreensão de textos informativos e argumentativos e de textos de ordem prática
(ordens de serviço, instruções, cartas e ofícios). Domínio da norma padrão do
português contemporâneo, sob os seguintes aspectos: coesão textual, estruturação
da frase, e períodos complexos, uso de vocabulário apropriado, pontuação,
concordância verbal e nominal, emprego de pronomes, grafia e acentuação.
Gostaria muito que o Sr. pudesse me ajudar.
daiemax@hotmail.com

Patricia disse...

Professor, gostaria que me enviasse materiais para revisar e estudar: compreensão de textos informativos e argumentativos e de textos de ordem prática(ordem de serviço, intruções, cartas e ofícios. Obrigada! patricia.g.schultz@gmail.com

marilene disse...

Bom dia professor gostaria que enviasse para o meu email os seguintes assuntos para que eu possa estudar para processo seletivo.
Compreensao de texto informativo e argumentativo e de texto de ordem pratica(ordens de serviço,instruçoes,cartas e oficios)Dominio da norma padrao e portugues conteporanea,sob os seguintes aspecto.Coesao textual estruturacao da frase e periodo complexos,uso de vocabulario apropriado,pontuacao,concordancia veral e nominal emprego

JESUS É O SENHOR!!!!!!!!!!!!!! disse...

professor gostaria que o Sr. me enviasse o mesmo conteudo de marlene postado no dia 19.05.2010
pois também vou fazer esse seletivo

JESUS É O SENHOR!!!!!!!!!!!!!! disse...

professor gostaria que o Sr. me enviasse o mesmo conteudo de marlene postado no dia 19.05.2010
pois também vou fazer esse seletivo

Liu Pereira disse...

boa tarde professor,estou precisando de um material bom p estudar p um concurso:
Compreensão de textos informativos e argumentativos e de textos de ordem prática
(ordens de serviço, instruções, cartas e ofícios). Domínio da norma padrão do
português contemporâneo, sob os seguintes aspectos: coesão textual, estruturação
da frase, e períodos complexos, uso de vocabulário apropriado, pontuação,
concordância verbal e nominal, emprego de pronomes, grafia e acentuação.
Obrigada

Liu Pereira disse...

boa noite professor,estou precisando de um material bom p estudar p um concurso:
Compreensão de textos informativos e argumentativos e de textos de ordem prática
(ordens de serviço, instruções, cartas e ofícios). Domínio da norma padrão do
português contemporâneo, sob os seguintes aspectos: coesão textual, estruturação
da frase, e períodos complexos, uso de vocabulário apropriado, pontuação,
concordância verbal e nominal, emprego de pronomes, grafia e acentuação.
O senhor esta de parabéns pelo seu blog. Se puder mande mensagem para meu e-mail liupereirassa@yahoo.com.br
Obrigada.

Auricelia disse...

professor,parabens pelo blog.gostaria de pedir ao senhor se possivel um resumo sobre compreesnsão de textos argumentativos e informativos e de ordem pratica,DE SERVIÇOS,INSTRUÇÕES,DOMINIO DA NORMA PADRÃO DE PORTUIGUES CONTEMPORANEO sob os aspectos de coesão textual,estruturação de frase e periodos complexos,tenho uma prova no dia 13/06 e tenho muita duvida nesses conteudos,se puder me ajude meu emai é celia1305@hotmail.com,desde ja obrigado.

Ministério da Palavra disse...

Professor,parabens pelo blog.gostaria de pedir ao senhor se possivel um resumo sobre compreensão de textos argumentativos e informativos e de ordem prática,DE SERVIÇOS,INSTRUÇÕES,cartas e oficios,DOMINIO DA NORMA PADRÃO DE PORTUIGUES CONTEMPORANEO sob os aspectos de coesão textual,estruturação de frase e periodos complexos,tenho uma prova no dia 13/06 e tenho muita duvida nesses conteudos,se puder me ajude meu emai é prjosenilton_opbb_brumado@hotmail.com. Desde ja obrigado, Ana

Adja disse...
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Adja disse...

Boa noite, como outras pessoas já solicitara, se for possivel gostaria de uma material sobre: Português - Interpretação de texto:
Compreensão de textos informativos e argumentativos e de textos de ordem prática, (ordens de serviço, instruções, cartas e ofícios).
Domínio da norma padrão de português contemporâneo, sob os seguintes aspectos: coesão textual, estruturação da frase e períodos complexos, uso de vocabulário apropriado, pontuação, concordância verbal e nominal, emprego de prenomes, grafia e acentuação.
Muito grata.

Adja disse...

Português - Interpretação de texto:
Compreensão de textos informativos e argumentativos e de textos de ordem prática, (ordens de serviço, instruções, cartas e ofícios).
Domínio da norma padrão de português contemporâneo, sob os seguintes aspectos: coesão textual, estruturação da frase e períodos complexos, uso de vocabulário apropriado, pontuação, concordância verbal e nominal, emprego de prenomes, grafia e acentuação.

Mateus Fonseca de disse...

Boa noite, Professor!
Sou mais um que nessecita destes assuntos: Compreensão de textos informativos e argumentativos e de textos de ordem prática
(ordens de serviço, instruções, cartas e ofícios). Domínio da norma padrão do
português contemporâneo, sob os seguintes aspectos: coesão textual, estruturação
da frase, e períodos complexos, uso de vocabulário apropriado, pontuação,
concordância verbal e nominal, emprego de pronomes, grafia e acentuação.

Desde já agradeço pela sua atenção.

Mateus Fonseca de disse...

Mateus - email:fonsecarep@gmail.com

Elaine disse...

Boa tarde Professor,

Como os últimos leitores solicitaram, gostaria também de pedir, pelo menos, referências onde encontrar estes temas de português: Compreensão de textos informativos e argumentativos.
Domínio da norma padrão do
português contemporâneo, sob os seguintes aspectos:
coesão textual, estruturação
da frase, e períodos complexos, uso de vocabulário apropriado, pontuação,
concordância verbal e nominal, emprego de pronomes, grafia e acentuação.
Não sei se o senhor consegue atender a todos, mas de qualquer forma fica meu pedido.
Desde já agradeço a gentileza.
Ah, meu email: santelaine@hotmail.com

Maisa disse...

Prezado professor Vicente Martins,me ajuda por favor enviando para meu e-mail material bom p estudar para o concurso do SAEB (URGENTE) Só agora engontei este site maravilhoso...é tudo o que eu preciso para aperfeiçoar meus conhecmentos.
Compreensão de textos informativos e argumentativos e de textos de ordem prática
(ordens de serviço, instruções, cartas e ofícios). Domínio da norma padrão do
português contemporâneo, sob os seguintes aspectos: coesão textual, estruturação
da frase, e períodos complexos, uso de vocabulário apropriado, pontuação,
concordância verbal e nominal, emprego de pronomes, grafia e acentuação.
FONÉTICA: Fonema, letra, vogais, encontros vocálicos-ditongos, tritongo, hiato,
consoantes, encontros consonantais, dígrafos, tonicidade, acento tônico, acento
gráfico, palavras oxítonas, paroxítonas, proparoxítonas, rizotônicas, arrizotônicas,
ortoépia, prosódia. MORFOLOGIA: formação das palavras, estrutura das palavras;
Flexão das palavras. Substantivo, classificação dos substantivos, formação dos
substantivos, flexão dos substantivos. Artigo: classificação e flexão.
ficarei muito grata pela ajuda!Obrigada!
Atenciosamente,
Thaizinha de Oliveira.

Janaina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Janaina disse...

Boa noite Professor! Vou fazer um concurso e peço que se possivel o Senhor me envie por e mail que é (janaina_p_n_moreira@hotmail.com) os seguintes itens:
Compreensão de textos informativos e argumentativos e de textos de ordem prática, (ordens de serviço, instruções, cartas e ofícios).
Domínio da norma padrão de português contemporâneo, sob os seguintes aspectos: coesão textual, estruturação da frase e períodos complexos, uso de vocabulário apropriado, pontuação, concordância verbal e nominal, emprego de prenomes, grafia e acentuação.
Desde ja agradeço! Abraços

Juliana disse...

Ola professor estou estudando para um concurso e gostaria de receber por email os mesmos assuntos de janaina. obrigado
juliana_cp23@hotmail.com

Michelle disse...

boa noite professor,meu nome é Michelle e estou precisando de um material bom p estudar p um concurso (tenho pouco tempo, uma semana e meia no máximo):
Compreensão de textos informativos e argumentativos e de textos de ordem prática
(ordens de serviço, instruções, cartas e ofícios). Domínio da norma padrão do
português contemporâneo, sob os seguintes aspectos: coesão textual, estruturação
da frase, e períodos complexos, uso de vocabulário apropriado, pontuação,
concordância verbal e nominal, emprego de pronomes, grafia e acentuação.
FONÉTICA: Fonema, letra, vogais, encontros vocálicos-ditongos, tritongo, hiato,
consoantes, encontros consonantais, dígrafos, tonicidade, acento tônico, acento
gráfico, palavras oxítonas, paroxítonas, proparoxítonas, rizotônicas, arrizotônicas,
ortoépia, prosódia. MORFOLOGIA: formação das palavras, estrutura das palavras;
Flexão das palavras. Substantivo, classificação dos substantivos, formação dos
substantivos, flexão dos substantivos. Artigo: classificação e flexão. Adjetivo:
Formação, flexão, locução adjetiva, adjetivos pátrios. Numeral: classificação e
flexão. Pronome: classificação, flexão, locução pronominal. Verbo: Classificação,
conjugações, formação, flexão, locução verbal. Advérbio: classificação, flexão,
locução adverbial. Preposição: classificação, combinação, contratação, locução
prepositiva. Conjunção: classificação, locução conjuntiva; Interjeição: classificação,
locução interjetiva. Conectivos: conectivos coordenativos, conectivos subordinativos
SINTAXE: Concordância nominal, concordância verbal. Regência: Regência
nominal, regência verbal. Colocação: Sintaxe de colocação, colocação das palavras
na oração, colocação dos pronomes átonos. Análise Sintática da Oração: oração,
período, termos essenciais da oração: sujeito, predicado; termos integrantes da
oração: complemento verbal, complemento nominal, agente da passiva; termos
acessórios da oração: adjunto adnominal, adjunto adverbial, aposto, vocativo.
Análise Sintática do Período: Período composto, por coordenação, período
composto por subordinação, período composto por coordenação e subordinação;
orações. coordenadas, orações subordinadas. Uso de porque, porquê, por que, por
quê. Funções da palavra se: pronome reflexivo, sinal de indeterminação do sujeito,
conjunção, partícula de espontaneidade, pronome apassivador. Funções da palavra
que: pronome, conjunção, preposição, interjeição, advérbio, substantivo, partícula
expletiva. Infinitivo: infinitivo flexionado, infinitivo não-flexionado. Crase. Estilística:
Figuras de linguagem: Figuras de palavras, figuras de construção, figuras de
pensamentos. Vícios de linguagem. Qualidades da boa linguagem. Semântica:
Significação das palavras: sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos,
polissemia, sentido próprio, sentido figurado, denotação, conotação
Será q o senhor poderia me ajudar enviando algum desses materiais, ou me indicando uma bibliografia q pudesse me ajudar??? Obrigada
michellecorreademedeiros@gmail.com

Michelle disse...

boa noite professor,meu nome é Michelle e estou precisando de um material bom p estudar p um concurso (tenho pouco tempo, uma semana e meia no máximo):
Compreensão de textos informativos e argumentativos e de textos de ordem prática
(ordens de serviço, instruções, cartas e ofícios). Domínio da norma padrão do
português contemporâneo, sob os seguintes aspectos: coesão textual, estruturação
da frase, e períodos complexos, uso de vocabulário apropriado, pontuação,
concordância verbal e nominal, emprego de pronomes, grafia e acentuação.
FONÉTICA: Fonema, letra, vogais, encontros vocálicos-ditongos, tritongo, hiato,
consoantes, encontros consonantais, dígrafos, tonicidade, acento tônico, acento
gráfico, palavras oxítonas, paroxítonas, proparoxítonas, rizotônicas, arrizotônicas,
ortoépia, prosódia. MORFOLOGIA: formação das palavras, estrutura das palavras;
Flexão das palavras. Substantivo, classificação dos substantivos, formação dos
substantivos, flexão dos substantivos. Artigo: classificação e flexão. Adjetivo:
Formação, flexão, locução adjetiva, adjetivos pátrios. Numeral: classificação e
flexão. Pronome: classificação, flexão, locução pronominal. Verbo: Classificação,
conjugações, formação, flexão, locução verbal. Advérbio: classificação, flexão,
locução adverbial. Preposição: classificação, combinação, contratação, locução
prepositiva. Conjunção: classificação, locução conjuntiva; Interjeição: classificação,
locução interjetiva. Conectivos: conectivos coordenativos, conectivos subordinativos
SINTAXE: Concordância nominal, concordância verbal. Regência: Regência
nominal, regência verbal. Colocação: Sintaxe de colocação, colocação das palavras
na oração, colocação dos pronomes átonos. Análise Sintática da Oração: oração,
período, termos essenciais da oração: sujeito, predicado; termos integrantes da
oração: complemento verbal, complemento nominal, agente da passiva; termos
acessórios da oração: adjunto adnominal, adjunto adverbial, aposto, vocativo.
Análise Sintática do Período: Período composto, por coordenação, período
composto por subordinação, período composto por coordenação e subordinação;
orações. coordenadas, orações subordinadas. Uso de porque, porquê, por que, por
quê. Funções da palavra se: pronome reflexivo, sinal de indeterminação do sujeito,
conjunção, partícula de espontaneidade, pronome apassivador. Funções da palavra
que: pronome, conjunção, preposição, interjeição, advérbio, substantivo, partícula
expletiva. Infinitivo: infinitivo flexionado, infinitivo não-flexionado. Crase. Estilística:
Figuras de linguagem: Figuras de palavras, figuras de construção, figuras de
pensamentos. Vícios de linguagem. Qualidades da boa linguagem. Semântica:
Significação das palavras: sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos,
polissemia, sentido próprio, sentido figurado, denotação, conotação
Será q o senhor poderia me ajudar enviando algum desses materiais, ou me indicando uma bibliografia q pudesse me ajudar??? Obrigada
michellecorreademedeiros@gmail.com

Jocelaine disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jocelaine disse...

Professor, sou admiradora de seu blog...Gostaria de solicitar, se possível, o envio de materiais sobre os seguintes temas:
1.Compreensão de textos informativos e argumentativos e de textos de ordem prática
(ordens de serviço, instruções, cartas e ofícios).
2. Domínio da norma do português contemporâneo, sob os seguintes aspectos: coesão
textual, estruturação da frase e períodos complexos, uso do vocabulário apropriado,
pontuação, concordância verbal e nominal, emprego de pronomes, grafia e acentuação

Ana Cristina disse...

Boa noite professor Vicente Martins, Obrigada por partilhar conosco através do blog, e como os demasi solicito auxilio para estudar para concurso:
PORTUGUÊS
Compreensão de textos informativos e argumentativos e de textos de ordem prática (ofícios e memorandos)
Domínio da norma do português contemporâneo sob os seguintes aspectos: coesão textual, estruturação da frase e períodos complexos,
uso de vocabulário apropriado, pontuação, concordância verbal e nominal, emprego de pronomes, grafia e acentuação.

Dj Jéssica Gobato disse...

Boa noite professor
Estava pesquisando e encontrei seu blog, muto bom, estou estudando para um concurso e gostaria, se possível que me enviasse material para estudar no meu e-mail: jose_gobato123@hotmail.com: LÍNGUA PORTUGUESA
Compreensão de textos informativos e argumentativos e de textos de ordem prática
(ordens de serviço, instruções, cartas e ofícios);
Domínio da norma padrão do português contemporâneo, sob os seguintes aspectos:
coesão textual, estruturação de frase e período complexos, pontuação, concordância
verbal e nominal, uso de vocabulário apropriado, grafia e acentuação, emprego de
pronomes.
Se for atendida, desde já agradeço.
Att
Josiane

Dj Jéssica Gobato disse...

Boa noite professor
Estava pesquisando e encontrei seu blog, muto bom, estou estudando para um concurso e gostaria, se possível que me enviasse material para estudar no meu e-mail: jose_gobato123@hotmail.com: LÍNGUA PORTUGUESA
Compreensão de textos informativos e argumentativos e de textos de ordem prática
(ordens de serviço, instruções, cartas e ofícios);
Domínio da norma padrão do português contemporâneo, sob os seguintes aspectos:
coesão textual, estruturação de frase e período complexos, pontuação, concordância
verbal e nominal, uso de vocabulário apropriado, grafia e acentuação, emprego de
pronomes.
Se for atendida, desde já agradeço.
Att
Josiane

Rubhy disse...

Ola bom dia Professor
se possivel gostaria que o senhor me enviasse algum documento que contenha
Compreensão de textos informativos e argumentativos e de textos de ordem prática
(ordens de serviço, instruções, cartas e ofícios);
Domínio da norma padrão do português contemporâneo, sob os seguintes aspectos:
coesão textual, estruturação de frase e período complexos, pontuação, concordância
verbal e nominal, uso de vocabulário apropriado, grafia e acentuação, emprego de
pronomes.
meu email ruby695@hotmail.com

estou estudando para um concurso..que sera feito fnal deste mes.fico no aguardo muito obrigada

Naieni disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Naieni disse...

Ola professor!
gostaria que voce me ajudase em um
concurso de português é muito importante pra mim.
Preciso de ajuda em:
_Compreensão de textos informativos e argumentativos e de textos de ordem prática (ordens de serviço, instruções, cartas e ofícios);

Domínio da norma padrão do português contemporâneo, sob os seguintes aspectos: coesão textual, estruturação de frase e período complexos, pontuação, concordância verbal e nominal, uso de vocabulário apropriado, grafia e acentuação, emprego de pronomes.
mande para mim no meu e-mail agradeço desde ja. MUITO OBRIGADA
naieni@hotmail.com

Naieni disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Amanda disse...

Olá professor vou fazer um concurso e preciso da sua ajuda,tenho que estudar sobre compreensão de textos informativos e argumentativos e de textos de ordem prática ( ordens de serviço,instruções, cartas e ofícios), por favor me ajude desde já eu agradeço.Se puder envie pelo o meu e-mai.

amanda_sp_88@hotmail.com

Juliane disse...

Ola Profº, também estou precisando de algo sobre esses itens:
• Compreensão de textos informativos e argumentativos e de textos de ordem prática (ordens de serviço,
instruções, cartas e ofícios);
• Domínio da norma padrão do português contemporâneo, sob os seguintes aspectos: coesão textual,
estruturação de frase e período complexos, pontuação, concordância verbal e nominal, uso de
vocabulário apropriado, grafia e acentuação, emprego de pronomes.
Por favor, se puder me enviar algo!
Grata
jully_yuli@hotmail.com

História de Nestorzinho!!! disse...

professor estou estudando para o concurso da copel e precisava de algum material para estudar se puder me ajudar:PORTUGUÊS
• Compreensão de textos informativos e argumentativos e de textos de ordem prática (ordens de serviço, instruções, cartas e ofícios);
• Domínio da norma padrão do português contemporâneo, sob os seguintes aspectos: coesão textual,
estruturação de frase e período complexos, pontuação, concordância verbal e nominal, uso de
vocabulário apropriado, grafia e acentuação, emprego de pronomes.
MATEMÁTICA
• Números relativos, inteiros e fracionários, operações e suas propriedades (adição, subtração,
multiplicação, divisão e potenciação);
• Múltiplos e divisores, máximos divisores comum e mínimos múltiplos comuns, frações ordinárias e
decimais, números decimais, propriedades e operações;
• Expressões numéricas;
• Equações do 1º e 2º graus;
• Sistema de medidas de tempo, sistema métrico decimal, sistema monetário brasileiro.
• Números e grandezas proporcionais, razões e proporções. Divisão em partes proporcionais;
• Regras de três simples e composta;
• Porcentagem. Juros simples. Capital. Tempo. Taxas. Montante;
• Perímetro, área e volume das principais figuras geométricas.
INFORMÁTICA
Conceitos Básicos e Modos de Utilização
de Tecnologias, Ferramentas, Aplicativos e Procedimentos de Informática: Tipos de Computadores, Conceitos de
Hardware de Software; Sistema Operacional Windows XP e Windows 7; pacote Microsoft Office 2003 ou superior
(MS Word MS Excel MS Power Point), BR Office versão 3 ou superior; Internet; Procedimentos para o
Armazenamento de Dados e para a Realização de Cópia de Segurança (backup).
obrigado.
pa_ty1986@hotmail.com

Graci disse...

Estou precisando de um material bom p estudar p um concurso:se puder me ajudar:
• Compreensão de textos informativos e argumentativos e de textos de ordem prática (ordens de serviço, instruções, cartas e ofícios);
• Domínio da norma padrão do português contemporâneo, sob os seguintes aspectos: coesão textual,
estruturação de frase e período complexos, pontuação, concordância verbal e nominal, uso de
vocabulário apropriado, grafia e acentuação, emprego de pronomes.
Obrigado
Aguardo
graci_gobbi@hotmail.com

Dalisa disse...

Estou precisando de material p/ estudar p/ um concurso, se puder me ajudar:
• Compreensão de textos informativos e argumentativos e de textos de ordem prática (ordens de serviço, instruções, cartas);
• Domínio da norma do português contemporâneo, sob os seguintes aspectos: coesão textual,
estruturação da frase, períodos complexos, uso do vocabulário apropriado, pontuação, concordância verbal e nominal, emprego de pronomes, grafia e acentuação.
Desde já agradeço.
Aguardo
ddallisa@hotmail.com

Rodrigo disse...

Boa tarde Professor! Vou fazer um concurso e peço que se possivel o Senhor me envie por e mail que é (rodrigo_nike_silva@hotmail.com) os seguintes itens:
Compreensão de textos informativos e argumentativos e de textos de ordem prática, (ordens de serviço, instruções, cartas e ofícios).
Domínio da norma padrão de português contemporâneo, sob os seguintes aspectos: coesão textual, estruturação da frase e períodos complexos, uso de vocabulário apropriado, pontuação, concordância verbal e nominal, emprego de prenomes, grafia e acentuação.
Estou aguardando !

tais santos disse...

se possivel gostaria que o senhor me enviasse algum documento que contenha
Compreensão de textos informativos e argumentativos e de textos de ordem prática
(ordens de serviço, instruções, cartas e ofícios);
Domínio da norma padrão do português contemporâneo, sob os seguintes aspectos:
coesão textual, estruturação de frase e período complexos, pontuação, concordância
verbal e nominal, uso de vocabulário apropriado, grafia e acentuação, emprego de
pronomes. envie para o meu imail.tay.amiga@hotmail.com

tais santos disse...

,estou precisando de um material para estudar p um concurso que vai acontecer no fim do mês:
Compreensão de textos informativos e argumentativos e de textos de ordem prática
(ordens de serviço, instruções, cartas e ofícios). Domínio da norma padrão do
português contemporâneo, sob os seguintes aspectos: coesão textual, estruturação
da frase, e períodos complexos, uso de vocabulário apropriado, pontuação,
concordância verbal e nominal, emprego de pronomes, grafia e acentuação.
Gostaria muito que o Sr. pudesse me ajudar.porfavor me ajude envie para tay.amiga@hotmail.com

tais santos disse...

,estou precisando de um material para estudar p um concurso que vai acontecer no fim do mês:
Compreensão de textos informativos e argumentativos e de textos de ordem prática
(ordens de serviço, instruções, cartas e ofícios). Domínio da norma padrão do
português contemporâneo, sob os seguintes aspectos: coesão textual, estruturação
da frase, e períodos complexos, uso de vocabulário apropriado, pontuação,
concordância verbal e nominal, emprego de pronomes, grafia e acentuação.
Gostaria muito que o Sr. pudesse me ajudar.porfavor me ajude envie para tay.amiga@hotmail.com

eliz disse...

oi professor,eu preciso de um material pra prestar concurso, será que poderia me ajudar?-compreensao de texto,informativo e argumentativos e de textos de ordem pratico(ordens de serviço:instruçoes,cartas e oficios.
dominio da norma padrao do portugues contemporaneo sob os seguintes aspectos:coesão textual estruturaçao de frase e periodo complexos pontuaçao concordancia verbae e nominal, uso de vocabulario apropriado, grafia e acentuaçao emprego de pronomes
GOSTARIA QUE MANDASSE PARA MEU IMAIL ELIZ.FELIX@HOTMAIL.COM
OBRIGADOOOO

Maroli disse...

Olá Professor,
Peço por gentileza se há possibilidades de me enviar os conteudos abaixo, para um concurso que irei realizar, fiquei sabendo do concurso em última hora e não tenho este material,se for possível vou ficar muito grata.
Meu email:maria186@uol.com.br
assuntos: Compreensão de textos informativos e argumentativos e de textos de ordem prática
(ordens de serviço, instruções, cartas e ofícios). Domínio da norma padrão do
português contemporâneo, sob os seguintes aspectos: coesão textual, estruturação
da frase, e períodos complexos, uso de vocabulário apropriado, pontuação,
concordância verbal e nominal, emprego de pronomes, grafia e acentuação.

Rodrigo Leonardo disse...

Ola Profº, também estou precisando de algo sobre esses itens:
• Compreensão de textos informativos e argumentativos e de textos de ordem prática (ordens de serviço,
instruções, cartas e ofícios);
• Domínio da norma padrão do português contemporâneo, sob os seguintes aspectos: coesão textual,
estruturação de frase e período complexos, pontuação, concordância verbal e nominal, uso de
vocabulário apropriado, grafia e acentuação, emprego de pronomes.
Por favor, se puder me enviar algo!
Grato
rodrigo_pnl03@hotmail.com

Rodrigo Leonardo disse...

Ola Profº, também estou precisando de algo sobre esses itens:
• Compreensão de textos informativos e argumentativos e de textos de ordem prática (ordens de serviço,
instruções, cartas e ofícios);
• Domínio da norma padrão do português contemporâneo, sob os seguintes aspectos: coesão textual,
estruturação de frase e período complexos, pontuação, concordância verbal e nominal, uso de
vocabulário apropriado, grafia e acentuação, emprego de pronomes.
Por favor, se puder me enviar algo!
Grato
rodrigo_pnl03@hotmail.com

Rodrigo Leonardo disse...

professor estou estudando para o concurso da copel e precisava de algum material para estudar se puder me ajudar:PORTUGUÊS
• Compreensão de textos informativos e argumentativos e de textos de ordem prática (ordens de serviço, instruções, cartas e ofícios);
• Domínio da norma padrão do português contemporâneo, sob os seguintes aspectos: coesão textual,
estruturação de frase e período complexos, pontuação, concordância verbal e nominal, uso de
vocabulário apropriado, grafia e acentuação, emprego de pronomes.
MATEMÁTICA
• Números relativos, inteiros e fracionários, operações e suas propriedades (adição, subtração,
multiplicação, divisão e potenciação);
• Múltiplos e divisores, máximos divisores comum e mínimos múltiplos comuns, frações ordinárias e
decimais, números decimais, propriedades e operações;
• Expressões numéricas;
• Equações do 1º e 2º graus;
• Sistema de medidas de tempo, sistema métrico decimal, sistema monetário brasileiro.
• Números e grandezas proporcionais, razões e proporções. Divisão em partes proporcionais;
• Regras de três simples e composta;
• Porcentagem. Juros simples. Capital. Tempo. Taxas. Montante;
• Perímetro, área e volume das principais figuras geométricas.
INFORMÁTICA
Conceitos Básicos e Modos de Utilização
de Tecnologias, Ferramentas, Aplicativos e Procedimentos de Informática: Tipos de Computadores, Conceitos de
Hardware de Software; Sistema Operacional Windows XP e Windows 7; pacote Microsoft Office 2003 ou superior
(MS Word MS Excel MS Power Point), BR Office versão 3 ou superior; Internet; Procedimentos para o
Armazenamento de Dados e para a Realização de Cópia de Segurança (backup).
obrigado.
rodrigo_pnl03@hotmail.com

Raphael Martins disse...

olá professor !
Vou fazer um concurso publico e estou com dificuldades de encontrar algumas materias , poderia me ajudar ??

Segue os principais topicos :

Compreensão e interpretação de texto. Uso formal e informal da língua. Norma culta. Uso da
língua e adequação ao contexto. Recursos expressivos: ironia e ambiguidade. Coerência e
coesão textual. Valor semântico e emprego dos conectivos. Vocabulário: uso próprio e
figurado da linguagem. Pontuação. Classes gramaticais. Valor das várias relações
estabelecidas pelas preposições. Processos de coordenação e subordinação (valores
semânticos). Funções sintáticas. Flexão verbal: verbos regulares e irregulares. Posição do
pronome átono. Regência nominal e verbal. Concordância nominal e verbal. Semântica:
sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia.

Se puder me ajudar, segue meu e-mail :raphael_martins@ymail.com

Grato!