RELATO DE DIFICULDADES
Vicente Martins No caso de relato de dificuldades específicas de linguagem (dislexia, disgrafia e disortografia), para ser comentado pelo professor Vicente Martins, é solicitado ao interessado informar idade, nível de instrução, cidade e principais queixas de pais, professores e alunos sobre o desempenho leitor, escritor ou ortográfico.
a) Qual sua idade, série ou ano do nível de educação básica em que estuda? Estuda em escola pública ou privada?
b) Durante a leitura em voz alta, o ocorre com a criança, jovem ou adulto? O que os professores têm observado quanto ao desempenho leitor da criança? c) Na família, há registro de dificuldades em leitura, escrita(produção de idéias e organização de idéias no texto) e ortografia? Que outras dificuldades os pais e professores têm observado além das habilidades lingüísticas?
d) Quanto à memória da criança, o que ocorre para memorizar tabuada, dias da semana, os meses dos anos? Apresenta que tipo de dificuldade em compreender o texto lido ou uma informação durante a leitura de um texto por outrem ou em situação de exposição oral?
e) Quanto à escola, que método de leitura foi utilizado durante sua alfabetização? O construtivista ou método fônico(alfabético, por exemplo)? Como ocorreu sua alfabetização? Como aprender a ler? Descreva, em detalhes, as dificuldades observadas durante a fase de alfabetização em leitura. Apresente ao professor Vicente Martins outras informações que julgar importantes para o pronunciamento ou comentário do caso.
Escreva para vicente.martins@uol.com.br
Vicente Martins No caso de relato de dificuldades específicas de linguagem (dislexia, disgrafia e disortografia), para ser comentado pelo professor Vicente Martins, é solicitado ao interessado informar idade, nível de instrução, cidade e principais queixas de pais, professores e alunos sobre o desempenho leitor, escritor ou ortográfico.
a) Qual sua idade, série ou ano do nível de educação básica em que estuda? Estuda em escola pública ou privada?
b) Durante a leitura em voz alta, o ocorre com a criança, jovem ou adulto? O que os professores têm observado quanto ao desempenho leitor da criança? c) Na família, há registro de dificuldades em leitura, escrita(produção de idéias e organização de idéias no texto) e ortografia? Que outras dificuldades os pais e professores têm observado além das habilidades lingüísticas?
d) Quanto à memória da criança, o que ocorre para memorizar tabuada, dias da semana, os meses dos anos? Apresenta que tipo de dificuldade em compreender o texto lido ou uma informação durante a leitura de um texto por outrem ou em situação de exposição oral?
e) Quanto à escola, que método de leitura foi utilizado durante sua alfabetização? O construtivista ou método fônico(alfabético, por exemplo)? Como ocorreu sua alfabetização? Como aprender a ler? Descreva, em detalhes, as dificuldades observadas durante a fase de alfabetização em leitura. Apresente ao professor Vicente Martins outras informações que julgar importantes para o pronunciamento ou comentário do caso.
Escreva para vicente.martins@uol.com.br
Um comentário:
Ola prof.Vicente,me chamo marli,sou mãe do kenedy ele tem 10 anos,tudo começou quando foi pra creche,o kenedy sempre agitado,inquieto,os profisionais não sabiam como lidar com,foi muito dificil,enfim foi para o jadim aos 4 anos la não foi difrente,as reclamaçoes continuaram até que a diretora e a professora me surgeriu passa-lo no neuro,pois achavam que era imperativo.Passei no neuro,o neuro disse que não era impretivo,pois o encaminhou para uma psicopedagoga,a escola ficou de fazer o encaminhamento,sem resultado por não ter na rede publica onde moro.enfim o 1 e 2 anos foi muito dificil a memorizaçao,teve uma otima professora dois anos seguido e trabalhamos juntas o ano todo.Ele consegui ler e escrever com muita dificuldade,não memoriza facil,a data do aniversario me perguntou varias vezes seguida,dia da semana,mes e ano,as dificuldades na escola em todas as materias,os professores nem aí.Descobri historicos familiar de dislexia na famila e São muitos,casos de grau mais avançado doque o dele.Ainda não passei ele em um especialista,seria um psicopedagogo?ele tem irmãos com dislexia grave,pelo tudo que li arrespeito,ele se enquadra dos sintomas.
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